domingo, 24 de maio de 2015

O "FILHO" DE CHARLES MILLER

image
Em1894, um navio acabava de atracar  no porto de Santos-SP, vindo da Inglaterra, e neste navio estava um rapaz de apenas 20 anos de idade,  em sua bagagem tinha , um par de chuteiras de bola.
Este rapaz  não tinha a menor idéia do que estava trazendo ao Brasil, que seria uma das maiores  paixões dos brasileiros, se não for a maior, oFutebol.  Seu nome:  Charles Miller.
Miller nasceu no Brasil em São Paulo, seu pai era escocês, e sua mãe  brasileira, estudou na Inglaterra por 10 anos , no período  em que esteve estudando, aprendeu o esporte bretão.
Miller ficou para a história , como o
"Pai" do futebol brasilero.
Sua importância  para o nascimento e desenvolvimento  do futebol no Brasil, foi fundamental.
Depois de tantas reuniões,  palestras, noite mal dormidas, explicando  as regras e como era desenvolvido na prática,  no seu íntimo,  Miller tinha certeza que seu"Filho" ,  cairia no agrado das pessoas,  e lá no bairro do Brás,  na capital paulista,  foi dado o pontapé inicial,  para o primeiro jogo de futebol do país de forma organizada,  realizado no dia 18 de abril  de 1895,  entre a Companhia de Gás  e a Companhia Ferrovíaria,   ambas de São Paulo  , o time da Companhia Ferroviaria venceu por 4 X 2, foi aí que Charles Miller pode mostrar ao público,  seu "Filho" .
Aos 19 de abril de 1901 foi fundada a  "Liga Paulista de Football", que teve  como fundadores as equipes do São Paulo Athletic Club, Associação Atlética Mackenzie College, Sport Club Internacional (SP), Sport Club Germânia e o Clube Atlético Paulistano, Miller e Casemiro da Costa o primeiro presidente da Liga Paulista foram um dos principais idealizadores.
O  "Pai" do futebol brasileiro,  foi jogador de futebol, e jogou até 1910 pela equipe  do São Paulo Athletic Club,  também foi árbitro e dirigente.
image
Estava em casa,  num dia chuvoso, quando chega de maneira afobada um amigo,  e me diz com os olhos arregalados,  "VAMOS !!!! VAMOS!!!! , tento o acalmar,   e digo,  "vamos para onde? ", e ele sem
hesitar falou "Charles Miller,  Voltou!" e o indaguei,  " como voltou? "; e ele retrucou  "Disseram que ele está no Estádio do Pacaembu, e quer falar com as pessoas,  vamos!". Entramos no carro e fomos direto.
Quando chegamos,  o estacionamento em frente do portão principal estava lotado,  muitas pessoas entrando no auditório  do Museu do Futebol,  todos estavam  assustados ,  entramos no auditório e sentamos, estava incrédulo com que estava acontecendo,  quando de repente entra o "Pai" do futebol  brasileiro, dirigiu-se até uma cadeira e sentou-sw ,  fitou a todos,  e começou falar:
"Voltei para ver como está meu"Filho" ", o Futebol Brasileiro.
Após esta frase, agradeceu, ao povo brasileiro,   da maneira de como seu
" Filho" foi muito bem acolhido e é amado até hoje pela a grande maioria que vive no Brasil.
 Disse que se sentia abençoado porDeus, e feliz,  porque seu "Filho"gerou e gera empregos para milhares de pessoas , em inúmeras áreas.
Foi enfático ! comentando  sobre a evolução e as dificuldades do futebol brasileiro , desde o inicio até os anos 50, quando partiu, mas se sentia honrado com tudo que realizou.  Citou algumas lembranças ,sobre as construções do Pacaembu,  e do Maracanã  para  a Copa de 1950, falou e disse  que chorou,  com a derrota  para os uruguaios,  mas no íntimo  saiba  que seu "Filho", a partir dali,  iria amadurecer e dar grandes alegrias à todos.
image
Charles Miller também queria saber sobre as glórias de seu "Filho", e começou  com uma bateria de perguntas à todos.
Qual  Seleção Brasileira,  foi  a mais brilhante? Foi a de  1958? que tinha Gilmar. Didi, Nilton Santos, Vavá e os estreantes Pelé e Garrincha,   ou a de1962 ? que era praticamente a mesma base da Copa anterior, e   Garrincha foi o rei desta Copa.  Ou a melhor foi de  1970 ?,  que jogou com 5 jogadores de número 10 em seus respectivos clubes (Gérson, Pelé, Jairzinho,  Tostão e Rivellino) , incrível,   todos eram meias,  uns ofensivos e outros  armadores,  que jogadores  brilhantes,   eram tão afinados como a Filarmônica de Berlin. Foi uma Seleção fantástica, a essência do futebol brasileiro.
E como era a de 1994 ?  Que foi a primeira Seleção Campeã de uma Copa decidida nos penaltis, não era admirável como as anteriores,   porém era uma equipe com muita determinação e eficiência ,  e teve um  zagueiraço,  Aldair,  que além de um exímio marcador,  sabia se pocisionar como poucos e saia jogando e lançava  com precisão , e o goleiro Taffarel?  goleiro que tinha uma perfeita colocação(tática individual),  e frieza que só os grandes goleiros tem ,  e a sua principal  estrela,  foi um atacante genial e era o rei da área : Romário.
E a Seleção de 2002 ? Havia um fenômeno,  o brasileiro que mais fez gol em Copas do Mundo, e  jogou a Copa de 2002, sem estar 100% em sua forma  física,  após  a grave contusão  que teve,  seu nome Ronaldo .E contava com grandes jogadores como,  Rivaldo que fez uma Copa perfeita,  e gols em horas decisivas,  o incansàvel Cafu, na lateral esquerda nada menos que   Roberto Carlos que é considerado entre  os cinco maiores  laterais que ja teve o futebol mundial, e o novato Ronaldinho Gaúcho,  que ja mostrava sua grande habilidade  técnica.
E  dissemos a Miller que não oodemod esquecer também,  de duas Seleções que não venceram as Copas que disputaram,  como a de 1950 que ele presenciou,  que tinha Zizinho,  e Cia . E a de 1982 ,que encantou  o mundo!  Com Leandro, Junior, Cerezzo,  Falcão,  Sócrates e Zico.
Charles Miller estava altaneiro e comovido,   pelas façanhas de seu pródigo "Filho".
Ah!!!como nossos adversários nos respeitavam, e muitos chegavam a temer a camisa amarela.
Um relato que não passaria em branco,  as grandes vitórias dos clubes brasileiros, ganhando inclusive titulos internacionais , contra clubes do primeiro mundo,  com um grande poder econômico. E ser o país que reúne mais times grandes.
image
E nossos craques? Aí não teriamos tanto  tempo,  para citar todos os  grandes jogadores que nasceram para o futebol brasileiro ,  tinhamos craques outros com técnica refinada, uns raçudos,  verdadeiros  artistas da bola , e a improvisação que tinham??? Suad genialidades!!!, eram impressionantes  e citamos apenas alguns, porém  Mosntros Sagrados do Futebol Brasileiro:    Friedenreich , Leônidas da Silva,  Heleno de Freitas,  Zizinho, Jair da Rosa Pinto, Bauer,  Julinho Botelho,  Cláudio,  Luisinho, Didi,  Pelé,  Garrincha, Canhoteiro, Pepe,  Gérson,  Rivellino, Tostão,  Dirceu Lopes,  Ademir da Guia, Paulo Cesar Caju,  Edu, Jairzinho,   Zico,Sócrates,  Falcão, Carpegiani, Rivaldo,  Reinaldo, Romário, Ronaldo e tantos outros.
Em algumas épocas,  o "filho" de Charles Miller, conseguia,   jogadores  para formar  no mínimo  duas Seleções  Brasileiras,  de excelente nível técnico.
Acreditem se quiserem.!!!
Fora de campo Miller homenageou muitas  pessoas  que trabalharam e cuidaram de seu "Filho" com carinho , e quantos abnegados lutaram para que "ele" crescesse forte, respeitado, amado e alegre , foram muitas pessoas que se dedicaram com afinco,  de ilustres pessoas a humildes, e todos deram  as mãos e nao mediam esforços,  para que o futebol brasileiro fosse o maior , como um dia foi.
image
Mas depois de ouvir e se encantar com tudo que foi dito,  quando de repente Miller,  parou de falar  e era visível seu desapontamento,  perplexidade,   tristeza e revolta, e iniciou outra bateria de perguntas ;
"Ah! Meu "Filho" de tantas conquistas e alegrias , de uma história invejável, como pode mudar tanto?, o que está acontecendo? Por que,  estão maltratando  tanto meu "Filho"? Por que,  o descaso? Por que , não há mais o respeito?  Todos que alí estavam,  ficaram um tempo em silêncio fúnebre, e depois cada um começou a contar o que sabia, se fossemos dizer todos os escandalos que assolam o futebol brasileiro,  não sairiamos mais de lá.
Porém Miller,  não  acreditava no que lhe começavam a relatar.
image
Sobre apadrinhamentos,  que é de prache nos clubes,  principalmente na base, muitos  bons profissionais que tem experiências,  os que estudaram,  não tem chances para trabalhar,  porque muitos dos que estão,  são despreparados,  e servem para quando um jogador se destaca,  rapidamente avisam a um empresário para que compre,  ou o represente,  para depois negociá-los mesmo antes do jogador se firmar no clube, muitas vezes com anuência da diretoria e até algumas vezes diretores ou presidentes , alguns até tornan-se sócios dos empresários,  e com isto,   liberarem gratuitamente atleta ou com um valor infimo,  e todos participam da negociata. Este processo  se inicia com "treinadores", "gerentes", coordenadores,  pois os clubes geralmente  pagam um salario baixo,  e estes trabalham muitas vezes por uma comissão dos empresários,  e com isto fica mais dificil a revelação de grandes jogadores,  e  estes bons profissionais que são preteridos,  nao tem chances.
A má administração dos clubes brasileiros, muitos presidentes são nefastos ,  sua assessoria pior ainda,  geralmente colocam uma máscara,  para imprensa e torcida,  deixando o clube em "boa situação" aos olhos de todos,  mas  internamente,  além das negociatas,  muitos estão ali,  brigando pelo poder,  que os levam a um certo status, e dinheiro,  e alguns usam a imagem do clube,  para  fazer a carreira  política,  não digo que não possam ser politicos ,mas geralmente não o são, pois não são bem intencionados e incompetentes,  ludibriando  aqueles que pagam,  os pobres torcedores.
A CBF, nos últimos anos,  um escândalo após outro,  o famoso  7x1 que tomamos,  muitos tentam achar desculpas,  porém se em 1950 o Brasil chorou em 2014 se envergonhou,  e o futebol brasileiro,  foi sim manchado, acabou o respeito, e o resultado dentro de campo é o reflexo de como  nosso futebol está,  não são administradores e sim "tocado" por um bando de oportunistas,  E estes 7x1 parece que osSoberbos, "Honestos" e"Competentes" dos que comandam a vida do "Filho" de Charles Miller,  não aprenderam nada com a lição da derrota,  onde os grandes sempre  aprendem.
E sobre os contratos que a CBF(futebol brasileiro)  ganha menos que os intermediários? Como assim? ,  são empresas estrangeiras  de paises sem menor conhecimento futebolístico,  com poder no nosso futebol,  determinando  que amistosos a Seleção Brasileira realizará , e em que local,  as vezed com equipes sem expressão,  e deixando de realizar jogos no Brasil,  distânciando cada vez mais o torcedor  brasileiro,  que vai perdendo a identidade com a seleção a cada dia que passa.  Mesmo que façam amistosos fora do país  para ter uma maior arrecadação,  teriam que ter um planejamento  para jogos no Brasil para uma maior aproximação do torcedor. E sobre as  convocações me parece absurdo, a comissão técnica não ter a liberdade de chamar jogadores,  para serem observados, como renovar?
Sobre o longo calendário do nosso futebol ,  ainda mais para um país com suas dimensões continentais, competições defazadas financeiramente baixo nível técnico,  com jogos desinteressantes ,  sem nenhum grande craque atuando nos nossos campeonatos.
E o Brasil tornou-se o país de um craque só, é muito pouco para as nossas tradições.
image
E os estádios da última Copa???  são lindos,  e os mais caros estádios do mundo,  e alguns elefantes brancos já estão se deteriorando,e sem uso.
 ( Servidores trabalham nas salas do Estádio  Mané Garrincha, desde o fim da Copa não tinham nenhuma utilidade em um dos estádios mais caros feitos para o Mundial, matéria do Globo 21/05/2015) , muitas dívidas acarretaram,  inclusive  em estádio  particular, o do Corinthians é que está em situação dificil,  venda do naming rights foi muito mal planejada,  perderam o timming, pediram muito mais dinheiro do que foi oferecido, e agora estão desesperados para vender a qualquer preço,  outro erro foi o contrato que fizeram,  que toda renda vai para a construtora, e o torcedor  corre o risco de ver seu time se desmantelar, pois não tem dinheiro para pagar  os melhores jogadores,  um absurdo!
Os clubes brasileiros com salarios atrasados,  é o país que tem mais jogadores profissionais desempregados, muitos dos clubes no Brasil,  só participam por 4 meses de disputa, e depois fecham suas portas,  e com isto os"competentes" dirigentes fazem com seus clubes uma barriga de aluguel,  para empresários,  e o clube fica com um percentual irrisório,  isto quando conseguem vender um jogador. (Comento em meu post :SOS Futebol do Interior na UTI) .
E a violência?  Há tempos,  que se uma pessoa for assistir a um jogo com a camisa de seu clube favorito,  pode ter um sério risco de morte.  Brigas e mortes em metrôs,  ônibus,  nas ruas,  dentro dos estádios, total falta de segurança.Hoje em dia familias tem medo de irem aos estádios de futebol,  e com razão. Onde estão as Feferações,  CBF e autoridades públicas,  para realizar uma campanha séria,  banir dos estádios daqueles que geram brigas e até mortes ,  e que os clubes apoiem somente os verdadeiros torcedores.
Charles Miller,   viu o real estado de seu "Filho" humilhado,  desamparado,   maltratado e explorado,  pela falta de profissionalismo,  falta de respeito,  falta de competência,  pela corrupção e ganância de poder,  os resultados  não poderiam ser diferentes do que estamos presenciando,  o "Filho" de Miller não é mais o mesmo,  e se não tiver uma mudança drástica,  o caminho será mais doloroso para todos que amam o futebol brasileiro,  cheio de glórias,  de craques, e estamos nos apequenando cada vez mais.
Charles Miller foi embora,  desiludido e sabendo que   seu"Filho" está muito doente.
Que surjam  pessoas  com um ideal e dispostas lutar e enfrentar esta máquina que ai está,  como Miller fez para que nascesse o futebol brasileiro,  agora  temos que fazer algo para curar e renascer,  o "Filho" de Charles Miller.
Anddy Capoo
Anddy Cappo

Nenhum comentário:

Postar um comentário